7 found
Order:
  1. A possibilidade de pensar a filosofia na perspectiva da diferença: impregnando a formação de professores e experimentando o inédito // The possibility thinking philosophy in perspective of difference.Carla Gonçalves Rodrigues & Schnorr - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):36-49.
    Como a filosofia da diferença pode impregnar a formação de professores nesta contemporaneidade por intermédio de arranjos múltiplos, da disseminação de saberes diversos, dos encontros variados e das composições inéditas, a partir dos passeios urbanos? Eis a questão norteadora da escrita deste texto, iniciada na pesquisa-intervenção denominada Tramas e usos do passeio urbano: por uma estética professoral . Entendendo que os saberes estão sempre se transformando e se relacionando, objetivamos tecer tramas entre a filosofia da diferença, as ciências educativas e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Subjetivações em meio à vida universitária e sua interface com o aprender inventivo.Carla Gonçalves Rodrigues & Lisandra Berni Osório - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):538-560.
    Nosso objetivo é problematizar os modos de subjetivações em interface com o aprender que se circunscreve em meio à vida no ambiente universitário. Para além de critérios avaliativos e paradigmas psicológicos, buscamos a temática do aprender sob o viés das Filosofias da Diferença, perpassando pelo escopo da inventividade. Nessa direção, encontramos, em Deleuze, a ideia de que o pensamento produz uma diferença quando é coagido pelo encontro com os signos que o forçam, desdobrando, daí, algo que lhe confira novo sentido. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Ateliês de Escrileituras.Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues & Josimara Wikboldt Schwantz - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:157-165.
    A investigação operou por meio dos Ateliês de Escrileituras: Conatus e Rabiscos de sensações na produção de um corpo crianceiro. O trabalho teve por objetivo fazer “escrever a n-1”, segundo um agenciamento rizomático de saberes. Produziram-se escrituras a partir de elementos extraídos da arte, da filosofia e da ciência. Destacam-se os Ateliês na proposta de uma escrita que extraí a unidade da multiplicidade, de uma vida potente e saudável.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Ciência, tecnologia e sociedade: ensino de Ciências no referencial pós-estruturalista.Samuel Molina Schnorr & Carla Gonçalves Rodrigues - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):46.
    Na presente investigação, objetivou-se analisar, a partir do referencial teórico e metodológico pós-estruturalista, os conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na trama com a educação e o ensino de Ciências. Como substrato teórico são utilizadas obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, ofertando pistas para ampliar a discussão destes conceitos. Na reunião dos saberes investigados, afirma-se um pensamento científico que desenvolve a produção de sentidos para a educação. Diante do exposto, pensa-se em um ensino, que crie estratégias de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras.Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues & Josimara Wikboldt Schwantz - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):369-384.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga.Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues & João Pereira Matos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019026.
    Neste texto pretendemos explorar a ideia de devir a partir da novela “A metamorfose” de Franz Kafka. Pela leitura, evidenciamos a presença da animalidade na sua escrita, de maneira que nos chama a atenção a insistência em dar voz às questões emergentes da sociedade e do modo de vida, não somente animal, mas humano: A metamorfose de Gregor Samsa, que acorda numa manhã transformado em um inseto. Partimos, também, da concepção de devir para os filósofos Deleuze e Guattari enquanto estado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras // For a learning of invention: modes of read-write in escrileituras's workshops.Josimara Wikboldt Schwantz & Carla Gonçalves Rodrigues - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):362-384.
    Levando em consideração a ideia de aprender para Deleuze, este artigo tem por objetivo investigar os modos como vêm sendo realizadas intervenções nas práticas de leitura e de escritura em escolas brasileiras da rede pública que aderiram ao projeto denominado Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, durante seus quatro anos de desenvolvimento, de 2010 a 2014. Este trabalho prioriza a análise de Oficinas planejadas e desenvolvidas por diferentes universidades do país na composição de quatro núcleos de pesquisa. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark